8 de outubro de 2011

Santa Catarina - Bombinhas e Balneário


08_09.10.2011 _ SANTA CATARINA - BOMBINHAS E BALNEÁRIO – Mudança de ares num pedalzinho só para a elite (pra não dizer “pedalzinho dos veio”) e bem adequado para estreia do “novo motor” do biker Paulão. Isso mesmo, “novo motor” e não nova bike!!! Foi a estreia do “motor 4.1”...igual daqueles opalões dos anos 80, seis canecos....rsrsrsrrs. Parabéns Paulão e muitos km’s pela frente!!!!
            O destino da vez foi, novamente, o litoral de Santa Catarina, região de Balneário Camboriú, Meia Praia e Bombinhas. Dois dias de pedais passando por belas praias, trilhas, paraísos “perdidos”, vilarejos isolados, muito sol, nada de cerveja e muita natureza.
            Chegamos na sexta à noite em Itapema_Meia Praia e sábado cedo já estávamos no trecho. Estrada de Santa Luzia rumo à Tijucas para dar início na Trilha da Costeira de Zimbros. Aí o bicho pega e as tiras vão ficando pelo caminho. Já de cara, a primeira tira fica pra chegar na Pedra do Urubu. A trilha tem uns 08 km, sendo metade dela pedalável e a outra “empurrável”, ligando a Vila de Santa Luzia em Tijucas à Praia de Zimbros, passando pelas praias de Ponta Grande, Figueira, Triste e da Lagoa, todas praias belíssimas e desertas.
            Mas todo esforço valeu a pena. A trilha dá acesso a várias praias desertas, pequenas vilas de pescadores e moradias isoladas no meio da mata, onde se pode manter contato com os “nativos” e conhecer um pouco da vida rudimentar que ainda nos cerca. Uma experiência e tanto, vale a pena conferir!!!!!
            Depois de “desbravada” a difícil, marrenta, mas maravilhosa, trilha da costeira seguimos pela Enseada de Zimbros até Canto Grande, passando pela Praia da Conceição para enfrentar o Morro do Macaco (parte sul) que dá acesso a Praia da Tainha. Se tiras existiam ainda...ali se foram todas!!!!! Fim de trecho...sem saída, voltamos pedalando pela Praia de Mariscal, passando por 4 Ilhas, Retiro dos Padres e um descanso básico na Praia da Sepultura antes de finalizar o pedal, já que ainda restava pela frente Bombinhas, Bombas, Porto Belo e Pereque, pra finalizar no “acampamento” em Meia Praia.
            Para o domingo restou a via costeira entre Itapema e Balneário: Estrada Costa Brava, mais conhecida como Rodovia Interpraias. Partimos de Meia Praia passando pelo centro de Itapema, seguindo em direção a Praia de Ilhota, Estaleirinho, Estaleiro, Praia do Pinho, Taquara, Laranjeiras até chegar na Barra para então cruzar em direção à Balneário utilizando-se de um meio arcaico de transporte_a balsa. Para aqueles que nunca se atinaram que ali existe uma balsa, sim ela existe e fica bem no meio da moderníssima marina localizada na barra sul (Marina Tedesco) e não tem custo nenhum para fazer o bom uso dela.
Depois da bucólica travessia de balsa, pedalamos pela orla de Balneário para depois retornar “correndinho” a Meia Praia, via BR 101.
De volta ao ponto de partida, só nos restava finalizar o final de semana com chave de ouro....e não foi difícil.....queimar um carvão e mandar ver um belo linguado espalmado na grelha. Missão cumprida para as festividades do niver do Paulão.
TWO WAY BIKE ADVENTURE

Rota Google Earth - 
Trilha Costeira de Zimbros

Rota Google Earth - 
Interpraias
Álbum de fotos


Trilha da Costeira de Zimbros






3 comentários:

DejotaNetuh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DejotaNetuh disse...

Galera show de bola, isso sim deve ser bom em pedalar com uma vista dessa, e o novo motor do Paulo aguentou firme ehheh!!! muito legal o Blog...

Heil disse...

Pessoal:

Qdo. vierem por estas bandas de Itapema, me deêm um toque, pois é o lugar aonde me criei desde os 8 anos de idade.
Segue blog com alguma coisa de lá:http://acheil1210.blogspot.com.br/

Abc
Heil